Entrevista com Heloisa Menezes, diretora técnica do Sebrae

Graduada em Economia pela PUC-MG e mestre em Desenvolvimento Agrícola pelo CPDA/UFRRJ, Heloísa Menezes é diretora técnica do Sebrae. Foi secretária do Desenvolvimento da Produção, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2011-2014) e possui mais de 20 anos de experiência em projetos de política industrial, inovação e tecnologia. Em entrevista, Heloísa falou sobre a participação anual do Sebrae na Conferência, abordou a importância do empreendedorismo inovador no país e a expectativa para 27ª Conferência Anprotec. Confira!

 

  1. O que motiva o Sebrae a realizar anualmente a Conferência com a Anprotec?

Para o Sebrae, inovação é fator de competitividade e desenvolvimento. A Conferência é uma excelente oportunidade para o debate e reflexão sobre a inovação no Brasil, em especial, os pequenos negócios. Para ampliar e aprofundar o debate durante a Conferência, conseguimos congregar expoentes nacionais e estrangeiros do ecossistema de inovação. Também será um momento para aquisição de novos conhecimentos e de estreitar relacionamentos. Além disso, convidamos as equipes de inovação do Sebrae nos estados para que estejam presentes e possam interagir e entrosar com os gestores dos ambientes de inovação, bem como vislumbrar formas diferenciadas de atuação cooperada em nível nacional.

 

  1. Neste ano, a Conferência tem como tema “Inovação e empreendedorismo transformando cidades”. Na visão do Sebrae, qual é a importância do empreendedorismo inovador no desenvolvimento das cidades? De que forma o empreendedorismo transforma cidades?

O empreendedorismo inovador é como uma mola propulsora do desenvolvimento e aumento da competitividade nos negócios. Em um ambiente favorável, os pequenos negócios podem se fortalecer e se diferenciar, além de acessar novos mercados, como o de compras públicas, entre outros e, com isso, gerar emprego, dinamizando a economia local. Prefeituras municipais que adotam uma gestão e serviços inovadores, e concedem tratamento simplificado aos pequenos negócios por meio da municipalização da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, podem desenvolver projetos e programas que geram oportunidades de negócios, de emprego e de renda. Isso repercute no desenvolvimento local/regional. Assim, quando o locus são as cidades, vê-se um transbordamento dos efeitos do empreendedorismo inovador para a população, especialmente em relação à saúde, segurança, mobilidade urbana, educação, dentro de uma perspectiva de integração e de longo prazo.

 

  1. Qual é o cenário do empreendedorismo inovador no estado do Rio de Janeiro e na região sudeste? O Sebrae vê um crescimento?

Há um ambiente favorável à inovação na região sudeste. Um estudo focado em cidades brasileiras destaca o grau de empreendedorismo nelas presente. Nesse sentido, das 20 primeiras cidades contempladas nesse estudo, 18 são da região sudeste. Conforme o Índice de Cidades Empreendedoras, que avalia o ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora, o Rio de Janeiro ocupa o 14º lugar, tendo caído quatro posições em relação ao estudo anterior. Essa queda, conclui o estudo feito pela Endeavor, é reflexo do ambiente regulatório desfavorável e de condições internas complexas, com altos custos e a pior mobilidade urbana entre as cidades avaliadas. Há, portanto, a necessidade de reversão desses indicadores, o que também significa oportunidades para inovação e negócios.

 

  1. De que forma o Rio de Janeiro representa esse empreendedorismo inovador que transforma cidades?

O Rio de Janeiro se destaca em terceiro lugar, logo depois de São Paulo e Curitiba, conforme o ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, divulgado neste ano. Esse índice, que elencou as cidades brasileiras mais inteligentes, avaliou a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança em mais de 500 cidades. No total, foram avaliadas por 70 indicadores. Em 2016, o Rio de Janeiro ficou na vice-liderança e, no ano anterior, liderou esse ranking, que destaca as cidades inovadoras e, no mínimo, mais agradáveis de viver. Apesar de enfrentar problemas econômicos e políticos, o Rio de Janeiro desbancou São Paulo e voltou a encabeçar o ranking de Tecnologia da Urban Systems, porque os investimentos nessa área continuam em expansão. Segundo esse estudo, o destaque – em termos de indicadores de Tecnologia e Inovação – fica por conta do ambiente inovador, presença de instituições de apoio e a infraestrutura dos centros de ensino superior, como a UERJ, UFRJ, PUC e FGV. Ou seja, apesar das dificuldades encontradas pelos empreendedores cariocas – boa parte dependente de melhores políticas públicas para favorecer o empreendedorismo, – a cidade possui grande potencial para ser tão competitiva em termos de empreendedorismo quanto São Paulo se resolver suas questões internas. Apoiar a realização da Conferência Anprotec é uma contribuição direta do Sebrae para incentivar o empreendedorismo inovador nas cidades, em especial, este ano, no Rio de Janeiro.

 

  1. A Conferência deste ano é um marco, pois comemora os 30 anos da Anprotec. Qual a expectativa do Sebrae para esta edição?

A parceria Sebrae e Anprotec surgiu na década de 90 e consolidou-se como uma das mais importantes relações em prol do movimento de incubadoras de empresas no Brasil. Estar junto da Anprotec nessa data sinaliza ao mercado que o Sebrae continuará dedicando energia para qualificar os ambientes de inovação no Brasil. Nesta edição da Conferência, o Fórum Sebrae de Inovação terá como tema central o Encadeamento Tecnológico entre micro e pequenas empresas e aquelas médias e grandes. Vamos explorar bastante essa temática, de modo a sensibilizar e instrumentalizar os gestores dos ambientes de inovação sobre como trabalhar nessa agenda tão importante para a competitividade e desenvolvimento do nosso país.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Escreva abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *