NOTÍCIAS

Novas Mídias se mostram como grandes aliadas do mercado empreendedor

Foto: Digital Produções

Foto: Digital Produções

O segundo minicurso do primeiro dia da 26ª Conferência da Anprotec, “Novas Mídias: Comunicação para construir imagem e alavancar novos negócios”, começou com a constatação de que hoje ninguém vive sem internet.

O professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Marcus Linhares, lembrou no início de sua fala que, há alguns anos, a internet estava apenas no computador, hoje ela se expandiu a ponto de estar em todos os lugares, ou seja, de um simples tênis até dentro do carro, “hoje convivemos com a internet das coisas”, explica ele. Sendo assim, independe do canal que uma empresa use, estar disposto a ter uma estrutura trabalhando com novas mídias é muito positivo já que todos podem ser acionados pelo seu público o tempo todo satisfazendo assim suas necessidades.

Linhares lembrou também que várias grandes empresas que se consolidaram sem ter uma estrutura física usando como base recursos das novas mídias, principalmente os aplicativos, como UBER e Airbnb e mesmo o Alibaba.com. “Tamanho e estrutura física não são documentos”, brinca Linhares. “A diferença entre a tecnologia promissora e uma revolução é o acesso”, define ele.

Nas palavras do professor, fica evidente que primeiro é necessário entender o que são as novas mídias. Existe uma expressão muito atual que é o marketing digital e ao mesmo tempo uma tendência muito grande de diferencia-lo do tradicional. Sendo que, na verdade, o que muda é a abordagem.

As mídias do marketing digital são canais que acompanham o crescimento do negócio por meio da internet, e isso é possível porque ela tem uma capilaridade, uma abrangência e um acesso muito fácil em relação aos diversos públicos. A internet tem mudado a forma como as pessoas buscam, avaliam e recomendam produtos e serviços. Percebendo isso, empreendedores estão encontrando nas novas mídias sociais oportunidades atraentes para alavancar seus negócios.

Na segunda parte do minicurso, Linhares interagiu respondendo perguntas dos mais de 40 participantes. Entre as questões abordadas esteve o tema investimento. O professor afirmou que investir em mídia social é uma das coisas mais simples que se faz hoje. Ela é totalmente intuitiva. As mídias sociais para qualquer pessoa, seja ela jurídica ou física, são um espaço de criação do conteúdo que ela quiser.

A 26ª edição da Conferência Anprotec será realizada até dia 20 de outubro, em Fortaleza (CE), e promoverá o debate sobre a identidade e as funções dos mecanismos e espaços de geração de novos empreendimentos, que vêm evoluindo de maneira expressiva, acompanhando as demandas crescentes e diferenciadas da sociedade e dos empreendedores.