NOTÍCIASSem categoria

Anprotec lança 26ª Conferência em Fortaleza (CE)

Vice-presidente da Anprotec, José Aranha. Foto: galeria Marcia Travessoni

Vice-presidente da Anprotec, José Aranha. Foto: galeria Marcia Travessoni

Na última quinta-feira (25/08) a Anprotec, o Sebrae, a Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará (RIC) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimentos Econômico da Prefeitura de Fortaleza (CE) apresentaram para parceiros e para a imprensa os detalhes da programação da 26ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação. O pré-lançamento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza (CE).

Na ocasião, o vice-presidente da Anprotec, José Aranha, expôs os destaques da programação e explicou o tema desta edição: Novos mecanismos e espaços de geração de empreendimentos inovadores. “É importante ressaltar a complexidade do que acontece hoje nos ambientes de inovação. Antigamente falávamos apenas em incubadoras e parques, agora há tantos mecanismos novos que esse sistema ficou muito complexo”, afirmou Aranha.

“As startups nascem de várias formas, não mais em um sistema linear, os atores trabalham de maneiras diferentes. As grandes corporações entraram nisso de alguma forma, fazendo a incubação aberta e começando a procurar startups para poderem ser mais rápidas no lançamento de ideias novas. Isso tudo tem uma complexidade muito grande e está sendo discutido no mundo inteiro, é algo muito atual. Nós vamos trazer essa discussão pra cá, em outubro”, acrescentou o vice-presidente.

Na programação, estão previstas sessões plenárias, sessões técnicas, fóruns e workshops, que irão abordar assuntos pertinentes à temática do evento.

A presidente da RIC, Técia Carvalho, ressaltou a importância da Conferência acontecer no Estado do Ceará. “Hoje nós ocupamos uma posição privilegiada dentro do movimento de empreendedorismo inovador brasileiro. Trazer um dos maiores eventos de empreendedorismo inovador do mundo pra cá é um desafio que está sendo vencido a cada dia por meio de diversas cooperações”, afirmou Técia.

Pré-Lançamento-da-Conferência-Anprotec-na-FIEC-9

Foto: Galeria Marcia Travessoni

Também participou do pré-lançamento, o gestor do Agentes Locais de Inovação do Sebrae no Ceará. “Hoje, as incubadoras estão na fase de busca por novos caminhos e o Sebrae realiza iniciativas para ajudá-los, como editais e programas específicos em parceria com a Anprotec e diversas outras entidades”, destacou Cavaleiro.

Uma capital inovadora

 O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Robinson de Castro, ressaltou o apoio que a prefeitura municipal tem dado para crescimento do movimento inovador local.  “Fortaleza, por ser uma cidade litorânea, já tem naturalmente vocações, como o turismo e o comércio. Hoje, diversos estudos apontam a capital do Ceará como um lugar com grande potencial para atração de novos negócios no Brasil. Isso já é suficiente para dizer que estamos no caminho certo, e que a Anprotec veio formalizar esse ambiente que estamos querendo criar com ajuda de todo mundo”, destacou Castro.

Representando o presidente da FIEC, Beto Studart, o coordenador da unidade de cooperação do Núcleo de Economia e Estratégia da entidade, Mário Gurjão, afirmou que é uma alegria para a Federação acolher um evento de tamanha importância. “Gostaria de parabenizar a Anprotec e o Sebrae pela realização do evento e também a RIC pelo apoio local. A gestão atual é muito identificada com a proposta de atuação da Anprotec, que busca uma cultura de cooperação e interação entre os atores do empreendedorismo inovador”, disse Gurgel.

Promoção do empreendedorismo

O diretor da Anprotec e presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, palestrou durante o lançamento. Ele explicou o que são os mecanismos e espaços de geração de novos empreendimentos, dando como exemplo o Programa de Geração de Startups do Porto Digital, parque tecnológico do Recife (PE). Ele reforçou a necessidade de se conectar com o mercado de “venture capital”.