Programa da ABDI é tema de sessão da 27ª Conferência Anprotec
Como parte da programação da 27ª Conferência Anprotec, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), promoveu nesta terça-feira (24), uma sessão focada no Programa Nacional Conexão Startup Indústria, que teve como objetivo debater o ambiente de negócios entre startups e indústrias no Brasil. A sessão foi coordenada por Elisa Carlos, gerente de inovação da ABDI.
O público presente, composto na sua maioria por representantes de incubadoras e aceleradoras, foi convidado a debater os resultados do primeiro ciclo do Programa e propor melhorias para o segundo ciclo de execução, que acontecerá em 2018.
A arquitetura do Programa, caracterizada pelas etapas seleção, match making, prova de conceito, rodadas de negócios, piloto e agendas de novas estratégias, foi apresentada no início da palestra. Na sequência, Elisa destacou o perfil das indústrias e das startups do primeiro ciclo e fez uma série de perguntas aos presentes, que receberam um dispositivo digital para voto em tempo real.
As respostas revelaram que 60% dos presentes não participaram do primeiro ciclo do Programa porque não conheciam a iniciativa, e que a grande maioria do público (71%) considera a conexão entre startups, instituições de apoio e indústrias, o principal valor gerado pelo Programa. A partir dos resultados, foi aberto um ciclo de discussão que contou com a participação do público presente.
Uma das contribuições veio de Luís Felipe Maldaner, presidente do Tecnosinos, que sugeriu o uso da rede das instituições apoiadoras para aumentar a visibilidade da iniciativa e o estreitamento do diálogo entre a ABDI e essas instituições. Outra sugestão foi a de garantir que a escolha de uma incubadora ou aceleradora seja condição necessária para o recebimento dos aportes financeiros.
Guilherme Calheiros, diretor de inovação e competitividade do Porto Digital, levantou a possibilidade das startups poderem alterar a instituição apoiadora ao longo do ciclo, mantendo o requisito de serem associadas à Anprotec.
Para mais informações, acesse o site https://startupindustria.com.br/.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Escreva abaixo!