Minicurso 2 apresenta conceitos de Place Branding e exemplos de aplicação em cidades e espaços públicos

Conduzido por Caio Esteves, especialista em marketing e fundador da Places for Us, primeira empresa do segmento no Brasil, o minicurso “Do real estate ao place branding” apresentou aos participantes os conceitos de place branding (construção de marcas lugar) e como essa abordagem é capaz de alavancar vocações e potencializar a identidade dos lugares, criando diferenciais competitivos e vetores de crescimento econômico.

Caio iniciou o minicurso mostrando marcas famosas e os motivos que fazem delas um sucesso de branding. O palestrante explicou também que o branding tem como objetivo criar conexão entre marcas e pessoas: “Marca não é logotipo, não é loja e não é design. Marca é muito mais do que isso. Marca é o conceito que está por trás de tudo. Quando se fala em marca também se fala em ecossistema. A marca é uma ideia que move pessoas. É um ativo intangível. O branding é a gestão da dinâmica e relacionamento entre marcas e pessoas. E, em última instância, entre pessoas e pessoas”, disse.

Em seguida, o palestrante explicou as diferenças nas definições de espaço, lugar e não-lugar e apresentou o place branding place branding para cidades e ambientes de inovação. Caio destacou a importância de se encontrar a identidade de uma marca ou local para que se possa definir uma estratégia de comunicação.

“O place branding não pensa a marca somente no meio corporativo. O place branding não se trata apenas de marketing. Se pensarmos os lugares como marcas, a compreensão do tema poder tomar outra dimensão. O place branding é o processo de identificar vocações, potencializar identidades e fortalecer lugares”, explicou Caio.

O minicurso também apresentou cases de cidades e espaços públicos pelo mundo que conseguiram identificar suas potencialidades, e abriu para perguntas dos participantes, que puderam tirar dúvidas e apresentar diferentes visões e vivências sobre o tema.

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