NOTÍCIAS

Workshop vai preparar inovadores para captar investimentos

Foto: Schuterstock

Foto: Schuterstock

Durante a 26ª Conferência, a Anprotec e a Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP), vão realizar o Workshop de Ecossistemas de Inovação, que vai apresentar instrumentos e ferramentas, para que gestores de empreendimentos inovadores possam selecionar e preparar empresas com potencial a fim de torna-las bons negócios e atrair investidores.

O momento ocorrerá entre as atividades inaugurais da Conferência, a partir das 9h30, nas salas 03 e 04, onde um grupo de especialistas das duas organizações vai apresentar aos gestores de mecanismos do ecossistema da inovação formas para as empresas obterem recursos para seus projetos, além de solucionar outras questões relacionadas ao capital de giro.

“É uma oportunidade única para os inovadores de todo país, pois o workshop vai reunir especialistas que trabalham com inovação e investimento há muitos anos e que possuem prática e didática”, explicou o conselheiro da ABVCAP, Clóvis Benoni Meurer, que é um dos palestrantes do evento. Segundo ele, o objetivo é ensinar o caminho das pedras para que o empreendedor possa capitalizar o seu negócio.

Os organizadores do Workshop esperam que a maioria dos participantes sejam gestores e querem mostrar a eles como podem guiar a parte financeira de seus projetos de inovação. Por isso, estão aplicando um questionário a todos os que pretendem participar. A intenção é conhecer melhor quais são as dificuldades que eles têm e por qual motivo não estão encaminhando projetos para investidores.

De acordo com o palestrante, há recursos disponíveis no mercado e empresas procurando bons projetos, por isso a ABVCAP e a Anprotec querem saber por que eles não estão encaminhando suas ideias para esses investidores. “Esse questionário vai nos dar um direcionamento, pois conhecendo as principais dúvidas deles, nós vamos poder debate-las no workshop”, explicou.

Clóvis Meurer também ressaltou que no atual momento econômico pelo qual o país está passando, são os negócios mais criativos e inovadores que fazem sucesso e podem proporcionar o melhor retorno para os investidores. Segundo ele, a melhor maneira das empresas enfrentarem a crise é tendo a capacidade de apresentar novos produtos e serviços.

Nesse sentido, grandes empresas buscam inovações para dentro de seus negócios, por isso é o momento de empresas que estão ligadas a incubadoras, aceleradoras e a Parques Tecnológicos, venderem seus produtos e projetos para grandes companhias. Pois é no momento de crise que novas soluções aparecem, que os negócios mais criativos e inovadores fazem sucesso e podem proporcionar o melhor retorno para os investidores.