CONFERÊNCIA  ANPROTEC

Em 2016, o maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina, realizado pela Anprotec e pelo Sebrae, contará com organização local da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará (RIC). A Conferência será realizada entre os dias 17 e 20 de outubro, em Fortaleza (CE), no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999, bairro Edson Queiroz).

Tema
Os mecanismos e espaços de geração de novos empreendimentos vêm evoluindo de maneira expressiva, acompanhando as demandas crescentes e diferenciadas da sociedade e dos empreendedores. Essas demandas já não podem ser mais atendidas por apenas um determinado mecanismo ou por diferentes tipos de espaço. A natureza, o segmento de atuação, a fonte da inovação e do recurso, os tipos de parceria e o estágio de desenvolvimento dos empreendimentos, entre outros fatores, irão determinar quais os melhores mecanismos de apoio e as melhores áreas de inovação para os empreendimentos.

Assim, parques tecnológicos, incubadoras de empresas, aceleradoras, corporate ventures e espaços de coworking precisam trabalhar em sintonia, de modo a alavancar a geração sistemática e o crescimento acelerado de novos empreendimentos. A partir dessa sinergia, os mecanismos e espaços de inovação precisam agir em conjunto para ampliar a quantidade e a qualidade dos empreendimentos apoiados, contribuindo efetivamente para a consolidação do ecossistema de inovação brasileiro.

Diante desse cenário, a 26ª Conferência Anprotec propõe discutir a identidade e as funções desses mecanismos e espaços, com o intuito de identificar tendências, conhecer boas práticas, trocar experiências e apontar caminhos que levem ao fortalecimento do empreendedorismo inovador, no Brasil e no mundo.

REALIZAÇÃO

Anprotec

Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas a empreendedorismo e inovação. Líder do movimento no Brasil, atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma agência de fomento e assistência técnica aos pequenos negócios, que correspondem a 99% das empresas brasileiras, ou 9,1 milhões de micro e pequenos empreendimentos, sendo que mais de 4,2 milhões destes são Microempreendedores Individuais (MEI). O Sebrae também atende a mais de 153 mil agricultores familiares. A instituição conta com cerca de 700 postos de atendimento distribuídos pelo país, um Call Center e um portal.

ORGANIZAÇÃO LOCAL

A Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará foi criada em 2002, com a finalidade de promover o desenvolvimento social e econômico do Estado, reunindo empresas inovadoras, incubadoras de empresas, parques tecnológicos e programas de incubação. A RIC trabalha para consolidar o ecossistema de inovação cearense, articulando os diversos instrumentos e instituições do setor e apoiando a consolidação e criação de incubadoras, com o objetivo de fomentar a inclusão de empresas inovadoras no mercado.

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza implementa ações estratégicas de desenvolvimento econômico autossustentável, segundo a Lei Complementar Nº 0176/2014. Com foco na estruturação da economia para desenvolver novas vocações econômicas, atua em dois eixos: Empreendedorismo e Atração de Investimentos, apoiando os empreendedores locais e investidores que escolheram Fortaleza como destino para seus negócios.

Considerada a capital brasileira com melhor potencial para atração de novos negócios, de acordo com a consultoria multinacional Towers Watson, Fortaleza é o principal ponto de aporte de cabos submarinos da América Latina, abrigando todo o tráfego de dados entre a América Latina e o mundo, configurando-se como um HUB das telecomunicações.