Mobilizar aceleradoras e incubadoras a desenharem estratégias para atrair, selecionar e acompanhar a estruturação de Negócios de Impacto Social no seu portfólio é o objetivo do Programa Aceleração e Incubação de Impacto, que lançou sua segunda chama durante a 26ª Conferência Anprotec. A iniciativa é fruto de uma parceria da Associação com o Sebrae e o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).
A nova chamada foi anunciada pela Diretora-Técnica do Sebrae, Heloísa Menezes e pela Gerente Executiva do ICE, Fernanda Bombardi.
“Os negócios de impacto têm ganhado muita força no Brasil, principalmente pela sinergia criada entre as instituições, entidades e empresas que atuam na área. O que move o mundo é o propósito, e as incubadoras e incubadas podem alinhar o propósito que vem por trás do negócios de impacto social e ambiental com a sua essência e natureza, que é da inovação”, disse Heloísa.
Na primeira fase, o Programa vai oferecer capacitação gratuita, presencial e online, para profissionais de aceleradoras e incubadoras de empresas. A primeira atividade será um Workshop Presencial em dezembro, na mesma época em que acontece o tradicional café da Manhã Anprotec & Parceiros, em Brasília (DF). Entre janeiro e maio do próximo ano, serão realizadas as demais atividades de capacitação, visando a elaboração de um plano de ação para inclusão de negócios de impacto em seu portfólio.
Os melhores planos renderão as incubadoras e aceleradores R$ 25 mil para execução do projeto, enquanto os empreendedores do seu portfólio, que possuam negócios de impacto, terão acesso a mentoria de empresários e investidores e ganharão vouchers em serviços do Sebrae.
Além disso, terão acompanhamento para implementação do Plano de Ação, oportunidade de participação no grupo de Aceleradoras e Incubadoras do Programa e conexões com outras organizações que atuam com negócios de impacto.
Como participar
Podem se inscrever aceleradoras e incubadoras de empresas ligadas à Anprotec, com pelo menos dois anos de atuação e que tenham apoiado, no mínimo, quatro empresas. Elas devem disponibilizar uma pessoa para participar de todas as etapas do processo seletivo.
A participação nas atividades de capacitação é gratuita, mas os participantes devem arcar com os custos de deslocamento para o workshop em Brasília. É possível solicitar uma ajuda de custo parcial para participação nessa atividade.
Para mais informações www.ice.org.br/incubadoras. As inscrições estão abertas de 17/10 a 08/11. A organizações selecionadas para ingressarem no Programa serão divulgadas em 18/11.