Com a economia mundial em ritmo lento, esse ano, o G20 adotou o tema: “Para uma economia mundial inovadora, dinamizada, interligada e inclusiva”. O evento que reuniu os líderes dos 20 países mais ricos do mundo, apontou a inovação e o empreendedorismo como ferramentas para impulsionar os mercados mundiais.
O grupo se reuniu na cidade de Hangzhou, na China, entre os dias 04 e 05 de setembro. O Brasil está entre esses 20 países, que também inclui o Estados Unidos, Japão, Canadá, França, Itália, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. Reunidos, os 20 países representam cerca de 90% do PIB e 80% do comércio mundiail.
O debate teve foco na necessidade de cada país em usar a inovação e o empreendedorismo para a promoção do crescimento da economia mundial. Neste sentido, o G20 decidiu dar mais atenção para tecnologia e a economia digital. Além disso, se comprometeram a impulsionar o comércio e o investimento internacionais, a combater o protecionismo, a defender os sistemas comerciais multilaterais e a reduzir as desigualdades.
O crescimento inovador e todos seus ecossistemas também serão tema da 26ª Conferência Anprotec, que será realizada entre os dias 17 e 20 de outubro, em Fortaleza (CE). O evento é um dos maiores na área de empreendedorismo inovador da América Latina. A expectativa é reunir empreendedores de todo país para trocar experiências, identificar tendências, conhecer boas práticas e apontar caminhos que levem ao fortalecimento do tema no Brasil e no mundo.
Nesta edição, o tema “Novos Mecanismos e Espaços de Geração de Empreendimentos Inovadores” será debatido por meio de fóruns, workshops, palestras e minicursos. Além disso, serão tratadas também formas para que os parques tecnológicos, incubadoras de empresas, aceleradoras, programas de corporate ventures e espaços de coworking possam trabalhar em sintonia para o crescimento acelerado de novos empreendimentos.