FORTALEZA

fortaleza_aerea_pontoturistico-9012Capital do estado do Ceará, Fortaleza encanta turistas de todo o mundo com seus 34 quilômetros de praias na região Nordeste do país. A cidade litorânea, 314,930 km2 de área geográfica, é banhada ao norte pelo oceano Atlântico e um dos principais destinos turísticos do Brasil. Os visitantes devem estar preparados para o calor da cidade, que apresenta clima tropical quente e úmido, com temperaturas que ficam na média dos 27ºC durante o ano inteiro.

Com arquitetura predominantemente açoriana, a cidade tem uma produção cultural e artística bastante diversificada. O artesanato mais representativo de Fortaleza e região são as garrafinhas preenchidas de areia colorida, formando desenhos variados, como paisagens. O setor terciário, com comércio e serviços de turismo, é o destaque da economia da capital cearense, seguido pelo setor industrial, impulsionado pela implantação do Distrito Industrial de Fortaleza.

História

Fundada como município em 1726, Fortaleza foi elevada à categoria de cidade por Dom Pedro I somente em meados do século XIX, em 1823. Entre as décadas de 1950 e 1960, a cidade passou por grande crescimento econômico que superou 100%, momento em que começou a ocupação de bairros mais distantes da região central. Ao fim dos anos 70, a capital do Ceará despontou como polo industrial no Nordeste.

Gastronomia

A gastronomia de Fortaleza é bastante variada devido à colonização diversificada por que a cidade passou em seu processo de formação. Localmente, destacam-se os pratos tradicionais Baião de Dois, geralmente acompanhado por churrasco de carneiro ou carne de sol, e aqueles vindos do caranguejo, fruto do mar que marca o litoral do estado. Os frutos do mar, em geral, ingredientes dos pratos típicos da cozinha fortalezense, tais como a moqueca de arraia e as peixadas de cavala e pargo, cujo objetivo original popularmente conhecido era o de recuperar as forças dos jangadeiros que voltavam do alto-mar.

Todas as quintas-feiras, acontece em Fortaleza a “caranguejada“, evento no qual restaurantes, bares e barracas de todo o litoral da cidade servem pratos derivados do crustáceo, degustado com a ajuda de um martelinho. Uma atividade comum aos fortalezenses e turistas é comprar camarões no mercado e solicitar o preparo ao alho e óleo para consumo ao entardecer dos finais de semana.

Os polos gastronômicos da Varjota, da Praia de Iracema e da Avenida Beira Mar são as regiões com maior diversidade de restaurantes de cozinhas internacionais, com ênfase na árabe, francesa, chinesa, japonesa, italiana, alemã, portuguesa, espanhola e suíça, além de pizzarias, churrascarias, cozinhas contemporâneas e regionais.

Turismo

Quarto destino mais vifoto-com-credito2(1)sitado no Brasil, Fortaleza oferece atrações como o parque temático Beach Park, localizado na Grande Fortaleza, a Avenida Beira Mar e seus bares, restaurantes e clubes de música, as praias do Futuro e Iracema e o Pirata Bar. A vocação turística da cidade tem estimulado o crescimento da estrutura hoteleira e principalmente de entretenimento, com destaque para barracas de praia, lojas de artesanato, parques aquáticos, clubes, boates e casas de shows.

O Centro de Eventos do Ceará, onde será realizada a 26ª Conferência Anprotec, é o segundo maior do Brasil e da América Latina, e tem atraído para a cidade grandes feiras, congressos, conferências, palestras, seminários, exposições, shows e encontros nacionais e internacionais. A partir desse novo nicho turístico explorado, Fortaleza sediou a Sexta cúpula do BRICS.