A 26ª Conferência Anprotec em Fortaleza (CE) foi palco do lançamento do livro “Estratégias de Inovação como Vetor de Desenvolvimento do Brasil: Políticas Públicas para Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas”.
A publicação apresenta os parques tecnológicos e incubadoras de empresas como mecanismos para tornar o Brasil um país mais inovador e apoiar seu desenvolvimento econômico. Além disso, aborda exemplos de sistemas internacionais de inovação, faz uma análise do impacto das políticas públicas nas últimas décadas e dos investimentos feitos nesses mecanismos.
A obra é destinada a gestores públicos e de habitats de inovação que podem utilizar os conhecimentos adquiridos na implementação de políticas públicas na operação destes mecanismos. Destina-se também a pesquisadores, acadêmicos e empreendedores que querem aprofundar os conhecimentos sobre estes processos promotores da inovação.
Os leitores poderão conferir conhecimentos consolidados desenvolvidos durante a execução do Projeto “Parques e Incubadoras para o desenvolvimento do Brasil”, que foi financiado pelo governo britânico no âmbito do “Prosperity Fund”, e teve como beneficiário e co financiador o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), apoio da Anprotec e execução da Fundação CERTI – Universidade Federal de Santa Catarina.
Os organizadores são: Eliza Coral, Jorge Mário Campagnolo e Leandro Carioni. Para Eliza Coral, “o livro traz não só o impacto das políticas públicas nos últimos dez anos, mostrando como elas são efetivas, mas também como é possível utilizar esses mecanismos como vetores de desenvolvimento”, explica. O livro é uma publicação da editora CRV e pode ser adquirido junto ao MCTIC.