A 4ª edição do Fórum Sebrae, que aconteceu na 26ª Conferência da Anprotec em Fortaleza (CE), contou em seu encerramento com uma mesa redonda onde foram apresentados aos participantes dois cases de sucesso envolvendo elementos de apoio à inovação.
O Gerente da Unidade de Acesso a Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade do Sebra Nacional, Célio Cabral, mediou os trabalhos. Estiveram presentes Francisco Baltazar Neto, Diretor da Empresa Fotosensores Teconologias, e Ricardo Henrique, Diretor da Empresa Nanovetores S.A.
Ambos puderam contar suas experiências e ouvir questionamentos dos participantes da Conferência.
A Fotosensores Tecnologias é a primeira empresa do ramo de monitoramento eletrônico de trânsito a ter sua qualidade certificada pelo selo ISSO 90001, desde 1998, pela Bureau Veritas, nas áreas de projeto, fabricação, instalação, pós-venda e operacionalização dos sistemas.
Baltazar explicou que a Fotosensores nasceu de uma grande ideia que, ao encontrar ambiente adequado e inspirador, cresceu e se multiplicou. “ Os primeiros passos foram dados em 1993, no Parque de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal do Ceará, a PADETEC/UFC. Lá, o embrião de uma empresa voltada para tecnologia aplicada aos sistemas de monitoramento de transito se fortaleceu e ganhou muita energia para enfrentar um ambiente competitivo e desafiador”, contou ele.
Já a Nanovetores S.A, em nove anos de atuação, se consolidou como precursora no uso da nanotecnologia com foco na sustentabilidade e se faz presente no dia a dia de milhões de pessoas em 22 países.
O que a empresa faz é encapsular seus produtos (os ativos) com material natural e biodegradável, obtendo um resultado de longa duração. Eles estão em tecidos que agem para hidratar o corpo ou na liberação de repelente natural, em cremes, loções e perfumes para peles, cabelos, unhas, combate à celulite, além de curativos para queimaduras, escaras e feridas pós-cirúrgicas com cicatrização em três dias. Uma loção, por exemplo, pode ter efeito de até oito horas.
Ricardo explica que a Nanovetores é um exemplo prático dessa ideia de fomentar startups, das nascentes em universidades com potencial para virar negócios e ganhar o mundo.
Célio encerrou a mesa redonda reforçando que as experiências de Baltazar e Ricardo são exemplos práticos de tudo que os participantes puderam desfrutar na 4ª edição do Fórum Sebrae de inovação.