Doutora em biotecnologia, Márcia Helena Eniza Sobral é assessora da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará (RIC), organizadora local da 26ª Conferência Anprotec. Em entrevista, a assessora, que atua nas áreas de gestão da inovção e de propriedade intelectual, conta quais as suas expectativas para o evento e como ele pode influenciar no cenário empreendedor do estado do Ceará.
Qual a expectativa da RIC em relação ao evento?
A expectativa é a mais positiva possível. Os inovadores do Ceará estão esperando muito a realização dessa Conferência. Esperamos que as atividades do evento resultem no desenvolvimento do empreendedorismo inovador, que as pessoas possam conhecer nossa forma de empreender e trazer novas experiências – que sirvam para nossa realidade também.
O que motiva a RIC a participar da 26ª Conferência Anprotec?
A RIC é uma rede que reúne as incubadoras de todo o estado. E a Conferência é o maior evento de empreendedorismo inovador do mundo. Participar de um evento como esse é ter a oportunidade de trazer para nossas empresas a possibilidade de trocar informações e promover a integração dos empreendedores do estado com os de todo país e com os associados da Anprotec.
É do nosso interesse trazer o evento para cá. Queremos mostrar a capacidade da nossa região e o nosso potencial para o resto do país. O estado do Ceará também um ambiente de inovação. Também queremos comprovar que sem investimento em inovação nós não teremos desenvolvimento.
O tema escolhido esse ano vai fortalecer o empreendedorismo inovador. A RIC já trabalha com esse conceito?
Sim. Nós fazemos trabalhos com jovens que possuem ideias inovadoras, mas não conhecem o caminho. Estamos preparando um movimento de capacitação para torná-los aptos. Eles não têm formação gestora, mas têm muito potencial. Não imaginam onde podem chegar como empreendedores, mas, a partir das ideias iniciais que eles possuem, são capacitados para transformar essas ideias em negócios.
Qual o cenário do empreendedorismo inovador na região?
O cenário é de crescimento. A Conferência acontece exatamente em um momento em que a RIC, em parceria com a prefeitura municipal, vem fortalecendo o conceito do empreendedorismo inovador entre jovens empresas da região. O Ceará tem uma história econômica voltada para a agropecuária. O empreendedorismo era algo elitizado. Esse movimento de economia criativa e empreendedorismo inovador está sendo fortalecido há pouco mais de 10 anos.
Quem vier de outro estado do país, vai ter a possibilidade de conhecer empreendedores inovadores da região e suas ideias?
Estamos convidando todos os empreendedores do Ceará. A cada dia nos aproximamos mais das universidades, da Federação das Indústrias e de outros atores para enganjá-los no movimento da inovação. Estamos aproveitando esse momento para criar o maior número de elos com os agentes da inovação no estado.
Para o evento, nós vamos levar desde uma empresa que já é referência, como também uma incubadora de economia criativa, além de apresentar um stand com jovens empreendedores, para que eles exponham e tomem consciência da importância da ideia deles.
Essas pessoas, de diferentes estados, vão poder trocar ideias e contatos, que possam até se tornar negócios futuros?
Com toda certeza. E esse é um dos principais objetivos da Conferência da Anprotec, pois ela fortalece as ideias inovadoras dessas empresas.
As inscrições para 26ª Conferência Anprotec, que será realizada entre os dias 17 e 20 de outubro, em Fortaleza (CE), estão com valores promocionais até o dia 22 de agosto.