Muito mais do que um centro turístico com lugares paradisíacos, a cidade de Fortaleza (CE), que sediará a 26ª Conferência Anprotec, ocupa a 11ª posição no ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, das cidades que mais apostam em soluções inteligentes.
Fortaleza conta com importantes projetos na área de tecnologia e inovação, como a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e a iniciativa Fortaleza Inteligente, um programa da Prefeitura Municipal, responsável por criar um ambiente favorável na cidade para que o acesso e a produção de informação possam contribuir para o bem-estar das pessoas.
Segundo o vice-presidente da Citinova e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Vasco Furtado, “A diversidade e os resultados obtidos a partir dessas ações mostram que uma nova forma de gerir a cidade está se estabelecendo e que seu fundamento é científico. Por isso, parcerias com instituições como o Massachussets Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Harvard estão sendo prospectadas para aumentar o número de especialistas propondo soluções para os problemas de Fortaleza”, afirmou Furtado em artigo para o jornal O povo. “Não há limite para gerar conhecimento sobre a Cidade e transformá-lo em ações para melhoria do bem-estar da população”, acrescentou.
Na prática
Na última terça-feira (12) o Google anunciou os finalistas da América Latina no Prêmio Impacto na Comunidade. O prêmio faz parte da competição Google Science Fair, que tem como objetivo estimular jovens com idades entre 13 e 18 anos a criar soluções inovadoras por meio da ciência, da matemática e da engenharia.
No total, são cinco projetos finalistas da América Latina entre os quais dois são brasileiros. O projeto Semente Mágica transformando água contaminada em água potável é de Fortaleza.
Os jovens João e Letícia, de 15 e 18 anos, desenvolveram o projeto preocupados com o meio ambiente e a qualidade da água que a comunidade consome. O objetivo é utilizar as sementes da moringa como filtros de água biodegradáveis na capital cearense, onde a dupla mora e, se possível, em todo o Brasil.
26ª Conferência Anprotec
A 26ª edição da Conferência Anprotec será realizada de 17 a 20 de outubro e vai debater a identidade e as funções dos mecanismos e espaços de geração de novos empreendimentos, que vêm evoluindo de maneira expressiva, acompanhando as demandas crescentes e diferenciadas da sociedade e dos empreendedores. O objetivo será identificar tendências, conhecer boas práticas, trocar experiências e apontar caminhos que levem ao fortalecimento do empreendedorismo inovador, no Brasil e no mundo.
O evento, que é um dos maiores encontros de empreendedorismo inovador do mundo, é realizado pela Anprotec e pelo Sebrae, e contará, em 2016, com organização local da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará (RIC).
*Com informações da Revista Galileu, Jornal O Povo e Prefeitura de Fortaleza.