PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

25/10 > QUARTA-FEIRA

10:00 - 11:15 Auditório principal

Sessão Plenária 03 - Espaço de conhecimento

Sessão dedicada à apresentação e discussão, de forma dinâmica e interativa, dos principais destaques dos trabalhos apresentados nas Sessões Técnicas Paralelas.

Coordenador: 
Josealdo Tonholo, professor da Universidade Federal de Alagoas

Palestrante: Ghissia Hauser, diretora da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano Regional (Metroplan)

Palestrante: Thiago Renalt, professor da  Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Palestrante: Regina de Fátima Faria, coordenadora da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ

Palestrante: João Geraldo de Oliveira Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palestrante: Flávio Toledo, presidente da Rede de  Agentes Promotores de Empreendimentos Inovadores (Reinc)

X
Josealdo Tonholo é bacharel e licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1988), mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (1991 e 1997) da Universidade de São Paulo. É Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, vinculado ao Instituto de Química e Biotecnologia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: remediação de águas residuárias, anodo dimensionalmente estável, desprendimento de hidrogênio e produção de cloro e soda, corrosão, polímeros condutores, dispositivos e materiais inovadores em energia e saúde. Na área de gestão em ciência, tecnologia e inovação, é ativo em sistemas de inovação, empreendedorismo inovador, proteção do conhecimento, transferência de tecnologia, interação universidade-empresa e incubadoras de empresas/parques tecnológicos. É orientador do quadro permanente dos PPGs em Química e Biotecnologia do IQB/UFAL, da Rede PROFNIT e da Rede Renorbio. É membro integrante do INCT-INAMI-Instituto Nacional de Marcadores Integrados. Foi diretor da Anprotec (2003-2009) e desde 2015 exerce a função de pró-reitor do FORTEC - Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia.

X
Ghissia Hauser é arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Desenvolvimento Econômico e Social pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É também doutora em Educação em Ciências pela UFRGS e especialista em Marketing pela UFRGS. Atua na Diretoria de Incentivo ao Desenvolvimento da Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional do Rio Grande do Sul – METROPLAN. Foi secretária adjunta de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul, diretora do CEITEC, supervisora de Desenvolvimento Tecnológico de Porto Alegre e gerente do Porto Alegre Tecnopole. Atua como professora convidada pela Université de Nantes no mestrado de Inovação da Foreign Trade University de Hanoi, Vietnam. Tem como áreas de interesse smart city, parques tecnológicos, ambientes de inovação, planejamento urbano e regional.

X
Formada em Desenho Industrial pela UFRJ, possui também especialização em Marketing pelo Coppead. É coordenadora da Incubadora de Empresas da Coppe, onde também exerceu cargo de gerente desde a criação em 1994 até 2014. Antes, trabalhou na Coppetec- Escritório de Transferência de Tecnológica da Coppe e no NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica da UFRJ, em propriedade intelectual, informação tecnológica e questões da relação universidade/empresa. Foi coordenadora da REINC e faz parte da equipe da Anprotec.

X
É professor titular do Centro Universitário CESMAC e
coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário CESMAC.

X

11:15 - 11:30 Auditório principal

Premiação dos melhores artigos

11:30 - 11:45 Auditório principal

Lançamento do ebook “Smartcity – cenários urbanos de inovação”

Este ebook, da série Tendências, tem por objetivo propiciar uma dinâmica reflexão sobre a evolução dos conceitos em ambientes de inovação em função do surgimento de novos tipos de áreas de inovação. (Autoras: Ghissia Hauser e Thais Caetano Bochi)

11:45 - 12:00 Área de exposição

Coffee break

12:00 - 13:15 Auditório principal

Sessão Plenária 04 - O Brasil e a nova geopolítica global

A Plenária traz uma análise sobre os possíveis rumos da globalização e os seus impactos no mapa mundial da inovação. Também serão abordadas questões como o possível processo de fechamento de fronteiras, que já ameaça regiões mundiais de inovação como o Vale do Silício, e de que forma países como o Brasil podem se beneficiar disso.

Moderador: José Carlos Pinto, diretor-executivo do Parque Tecnológico da UFRJ

Palestrante: Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil em Londres e Washington e fundador do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice)

Debatedor: Guilherme Ary Plonski, ex-presidente da Anprotec, coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP

X
O embaixador Rubens Barbosa é membro do conselho de empresas e trabalha como consultor de negócios. Entre outros cargos, ele é presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Trigo. Foi embaixador do Brasil em Washington e Londres.

13:15 - 14:45

Almoço

14:45 - 16:00 Auditório principal

Sessão Plenária 05 - Evolução do macroambiente para o empreendedorismo inovador no Brasil - passado, presente e futuro - passados 30 anos, os próximos 30

Na comemoração dos 30 anos da Anprotec, esta sessão promoverá uma animada conversa entre o atual presidente e os que o antecederam, para contar um pouco da trajetória de sucesso da Associação e apontar os desafios e tendências para o futuro do empreendedorismo inovador no Brasil.

Moderador:

Jorge Luis Nicolas Audy, atual presidente da Anprotec

Palestrantes:

Francilene Procópio Garcia, presidente da Anprotec de 2012 a 2015

Guilherme Ary Plonski, presidente da Anprotec de 2007 a 2011

José Eduardo Azevedo Fiates, presidente da Anprotec de 2003 a 2007

Luís Afonso Bermúdez, presidente da Anprotec de 1999 a 2003

Mauricio Guedes Pereira, presidente da Anprotec de 1995 a 1999

Sylvio Goulart Rosa, presidente da Anprotec de 1991 a 1993

X
Mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), Guilherme Ary Plonski fez pós-doutorado no Center for Science and Technology Policy, do Rensselaer Polytechnic Institute (RPI) nos Estados Unidos, onde foi Fulbright Visiting Research Scholar.

É também professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e professor associado da Escola Politécnica, ambas da USP. No âmbito da Tríplice Aliança para a Inovação Tecnológica, além de vice-presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) é também diretor da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento & Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei) e Coordenador do Comitê Consultivo da Associação Nacional das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI).

Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP. Integra os colegiados superiores de diversas entidades, entre elas o Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade (CONTEC) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Foi um dos criadores do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (CIETEC) e diretor-superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) no período de 2001 a 2006.

X
José Eduardo Fiates é engenheiro mecânico (1992), com especialização em Administração (RH) (1993), mestrado em Gestão da Inovação Tecnológica (1997) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2014), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É também especialista em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela Queen University (Reino Unido) e pela University of Twente (Holanda). Foi diretor executivo do Centro para Laboração de Tecnologias Avançadas - CELTA e superintendente de Inovação da Fundação CERTI. Foi presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC por mais de dois mandatos.

É superintendente-geral da Fundação CERTI; diretor executivo do Sapiens Parque. Foi presidente da divisão Latino-Americana da International Association of Science Parks - IASP (2009/2011). Faz parte do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE/SC e do Conselho Consultivo da Anprotec. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nas áreas de incubadoras de empresas, parques tecnológicos, empreendedorismo e inovação em tecnologia, capital venture e inovação em negócios.

X
Presidente da Anprotec, doutor e mestre em Sistemas de Informação pela UFRGS, e especialista em Gestão de Artes e Tecnologia Multimídia pela IBM e PUC-Rio. É Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e membro de diversas associações científicas (SBPC, SBC, IEEE, ACM) e de diversos conselhos de gestão na área de C,T&I, como o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE, o Conselho Deliberativo da EMBRAPII e o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do RS. Tem como áreas de interesse e pesquisa a Engenharia de Software, Desenvolvimento Distribuído de Software e Gerência de Projetos. Foi presidente da Divisão Latino Americana da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation) de 2013 a 2015, e vice-presidente da Anprotec de 2012 a 2015.

X
Francilene Procópio Garcia é professora e pesquisadora da UFCG. Graduada em Ciência da Computação, ela possui mestrado em Informática e doutorado em Engenharia Elétrica. Francilene é também secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Paraíba; presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI); conselheira da Anprotec; conselheira do CDN-SEBRAE; e conselheira do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI).

X
Luís Afonso Bermúdez é graduado em Engenharia Eletrônica pela PUC-RS, possui mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC-RJ e doutorado em Comunicações Óticas e Microondas pela Université de Limoges, França.
Bermúdez é professor do departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB) desde 1980 e professor titular do mesmo departamento desde 2000. Foi responsável pela implantação e gestão do programa de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica do CDT/UNB e da Política de Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da UnB desde 1990. Ele também foi presidente da Divisão Latinoamericana da International Association of Science Parks; diretor administrativo/financeiro, vice-presidente e presidente da Anprotec.
Bermúdez ainda atuou como professor-conferencista na École Nationale Superieure de Ceramique Industrielle em Limoges, França; foi diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília e chefe de departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília. Representa a UnB no Conselho Deliberativo do Sebrae no DF desde 1991 e atualmente é seu presidente.

X
Graduado em Engenharia de Produção pela UFRJ, mestre em Planejamento Energético pela Coppe/UFRJ, com MBA em Marketing na Coppead/UFRJ, Mauricio Guedes foi o fundador do Parque Tecnológico da UFRJ, onde ocupou o cargo de diretor desde a criação até outubro de 2015. Também exerceu as funções de coordenador da Incubadora de Empresas da Coppe (1994 a 2014); presidente da IASP - International Association of Science Parks and Areas of Innovation (2010 a 2012); e presidente da Anprotec (1995 a 1999). Mauricio já trabalhou na Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no Instituto Nacional de Tecnologia e no CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente é membro do Conselho Empresarial de Tecnologia da Firjan, do Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial do Rio de Janeiro e do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro. Também atua como consultor nas áreas de ambientes de inovação, empreendedorismo e gestão da inovação.

X
Sylvio Goulart Rosa Jr. é Ph.D. em Física e professor titular da USP – São Carlos. Ele atua na área de empreendedorismo, inovação tecnológica e transferência de tecnologia e é diretor-presidente do ParqTec e conselheiro do Sebrae/SP. Já foi também presidente do Sebrae/SP, presidente da Anprotec e assessor acadêmico da Secretaria de Ciência e Tecnologia de São Paulo.

16:00 - 17:00 Auditório Principal

Sessão especial - Desconstruir é o Segredo

O carnavalesco Paulo Barros desvenda o mistério do Carnaval polêmico, ousado e inovador com a palestra “Desconstruir é o Segredo”. A partir do questionamento dos padrões do carnaval, ele mostra como o carnavalesco desconhecido do grupo de acesso em 2004 superou os critérios subjetivos de avaliação e a partir de técnica e competência desconstruiu o carnaval e conquistou o título de vencedor de 2010 pela Unidos da Tijuca com o samba-enredo “É Segredo”. A palestra mescla a história do carnaval e de Paulo Barros com imagens e filmes que mostram o valor da inovação em seus desfiles.

Palestrante: Paulo Barros, carnavalesco

X
Paulo Barros trabalhou como comissário de bordo na extinta Varig por 17 anos, porém sempre foi apaixonado pelo Carnaval. Sua carreira como carnavalesco começou na Vizinha Faladeira, uma das mais antigas escolas de samba do Rio, onde ficou por dois anos. Em 2004 despontou como grande carnavalesco na Unidos da Tijuca, onde permaneceu até 2006. Nesse período trouxe o famoso carro DNA. Depois de passar por outras escolas, em 2010 voltou a ser carnavalesco da Unidos da Tijuca, escola que o consagrou como um dos mais criativos carnavalescos do Brasil, e conquistou seu primeiro título no grupo especial do Rio de Janeiro. Foi campeão em 2012 e 2014, vice-campeão em 2011 e em 2013 ficou em terceiro lugar. Em 2016, aceitou o desafio de comandar a Portela e em 2017 conquistou sua quarta vitória, levando a tradicional escola ao título após 33 anos sem conquistas.

17:00 - 17:30 Auditório principal

Sessão de encerramento

A solenidade marca o fim das atividades da Conferência Anprotec, em que os participantes fazem um balanço geral da programação e apresentam perspectivas para os próximos eventos. É também o momento de apresentação oficial da sede que vai receber a 28ª  Conferência Anprotec, que será realizada em Goiânia (GO), em 2018.

20:00 Museu do Amanhã

Jantar de encerramento

O Museu do Amanhã, com sua exposição permanente, abrirá suas portas especialmente para os convidados da Conferência. A instituição é  um museu de ciências diferente, que convida o público a examinar o passado, conhecer as transformações atuais e imaginar cenários possíveis para os próximos 50 anos por meio de ambientes audiovisuais imersivos, instalações interativas e jogos.

Traje: esporte fino