PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

25/10 > QUARTA-FEIRA

10:00 - 11:15 Auditório principal

Sessão Plenária 03 - Espaço de conhecimento

Sessão dedicada à apresentação e discussão, de forma dinâmica e interativa, dos principais destaques dos trabalhos apresentados nas Sessões Técnicas Paralelas.

Palestrante: 
Josealdo Tonholo, professor da Universidade Federal de Alagoas

X
Josealdo Tonholo é bacharel e licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1988), mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (1991 e 1997) da Universidade de São Paulo. É Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, vinculado ao Instituto de Química e Biotecnologia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: remediação de águas residuárias, anodo dimensionalmente estável, desprendimento de hidrogênio e produção de cloro e soda, corrosão, polímeros condutores, dispositivos e materiais inovadores em energia e saúde. Na área de gestão em ciência, tecnologia e inovação, é ativo em sistemas de inovação, empreendedorismo inovador, proteção do conhecimento, transferência de tecnologia, interação universidade-empresa e incubadoras de empresas/parques tecnológicos. É orientador do quadro permanente dos PPGs em Química e Biotecnologia do IQB/UFAL, da Rede PROFNIT e da Rede Renorbio. É membro integrante do INCT-INAMI-Instituto Nacional de Marcadores Integrados. Foi diretor da Anprotec (2003-2009) e desde 2015 exerce a função de pró-reitor do FORTEC - Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia.

11:15 - 11:30 Auditório principal

Premiação dos melhores artigos

11:30 - 12:00 Área de exposição

Coffee break

12:00 - 13:15 Auditório principal

Sessão Plenária 04 - O Brasil e a nova geopolítica global

A Plenária traz uma análise sobre os possíveis rumos da globalização e os seus impactos no mapa mundial da inovação. Também serão abordadas questões como o possível processo de fechamento de fronteiras, que já ameaça regiões mundiais de inovação como o Vale do Silício, e de que forma países como o Brasil podem se beneficiar disso.

Palestrante: Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil em Londres e Washington e fundador do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice)

X
O embaixador Rubens Barbosa é membro do conselho de empresas e trabalha como consultor de negócios. Entre outros cargos, ele é presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Trigo. Foi embaixador do Brasil em Washington e Londres.

13:15 - 14:45

Almoço

14:45 - 16:00 Auditório principal

Sessão Plenária 05 - Evolução do macroambiente para o empreendedorismo inovador no Brasil - passado, presente e futuro - passados 30 anos, os próximos 30

Na comemoração dos 30 anos da Anprotec, esta sessão promoverá uma animada conversa entre o atual presidente e os que o antecederam, para contar um pouco da trajetória de sucesso da Associação e apontar os desafios e tendências para o futuro do empreendedorismo inovador no Brasil.

Palestrantes:

Jorge Luis Nicolas Audy, atual presidente da Anprotec

Francilene Procópio Garcia, presidente da Anprotec de 2012 a 2015

Guilherme Ary Plonski, presidente da Anprotec de 2009 a 2012

José Eduardo Azevedo Fiates, presidente da Anprotec de 2004 a 2009

Luís Afonso Bermúdez, presidente da Anprotec de 1999 a 2003

Mauricio Guedes Pereira, presidente da Anprotec de 1995 a 1999

Sylvio Goulart Rosa, presidente da Anprotec de 1991 a 1993

X
Mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), Guilherme Ary Plonski fez pós-doutorado no Center for Science and Technology Policy, do Rensselaer Polytechnic Institute (RPI) nos Estados Unidos, onde foi Fulbright Visiting Research Scholar.

É também professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e professor associado da Escola Politécnica, ambas da USP. No âmbito da Tríplice Aliança para a Inovação Tecnológica, além de vice-presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) é também diretor da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento & Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei) e Coordenador do Comitê Consultivo da Associação Nacional das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI).

Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP. Integra os colegiados superiores de diversas entidades, entre elas o Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade (CONTEC) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Foi um dos criadores do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (CIETEC) e diretor-superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) no período de 2001 a 2006.

X
José Eduardo Fiates é engenheiro mecânico (1992), com especialização em Administração (RH) (1993), mestrado em Gestão da Inovação Tecnológica (1997) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2014), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É também especialista em Gestão de Empresas de Base Tecnológica pela Queen University (Reino Unido) e pela University of Twente (Holanda). Foi diretor executivo do Centro para Laboração de Tecnologias Avançadas - CELTA e superintendente de Inovação da Fundação CERTI. Foi presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC por mais de dois mandatos.

É superintendente-geral da Fundação CERTI; diretor executivo do Sapiens Parque. Foi presidente da divisão Latino-Americana da International Association of Science Parks - IASP (2009/2011). Faz parte do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE/SC e do Conselho Consultivo da Anprotec. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nas áreas de incubadoras de empresas, parques tecnológicos, empreendedorismo e inovação em tecnologia, capital venture e inovação em negócios.

X
Presidente da Anprotec, doutor e mestre em Sistemas de Informação pela UFRGS, e especialista em Gestão de Artes e Tecnologia Multimídia pela IBM e PUC-Rio. É Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e membro de diversas associações científicas (SBPC, SBC, IEEE, ACM) e de diversos conselhos de gestão na área de C,T&I, como o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE, o Conselho Deliberativo da EMBRAPII e o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do RS. Tem como áreas de interesse e pesquisa a Engenharia de Software, Desenvolvimento Distribuído de Software e Gerência de Projetos. Foi presidente da Divisão Latino Americana da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation) de 2013 a 2015, e vice-presidente da Anprotec de 2012 a 2015.

X
Francilene Procópio Garcia é professora e pesquisadora da UFCG. Graduada em Ciência da Computação, ela possui mestrado em Informática e doutorado em Engenharia Elétrica. Francilene é também secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Paraíba; presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI); conselheira da Anprotec; conselheira do CDN-SEBRAE; e conselheira do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI).

X
Luís Afonso Bermúdez é graduado em Engenharia Eletrônica pela PUC-RS, possui mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC-RJ e doutorado em Comunicações Óticas e Microondas pela Université de Limoges, França.
Bermúdez é professor do departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB) desde 1980 e professor titular do mesmo departamento desde 2000. Foi responsável pela implantação e gestão do programa de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica do CDT/UNB e da Política de Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da UnB desde 1990. Ele também foi presidente da Divisão Latinoamericana da International Association of Science Parks; diretor administrativo/financeiro, vice-presidente e presidente da Anprotec.
Bermúdez ainda atuou como professor-conferencista na École Nationale Superieure de Ceramique Industrielle em Limoges, França; foi diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília e chefe de departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília. Representa a UnB no Conselho Deliberativo do Sebrae no DF desde 1991 e atualmente é seu presidente.

X
Graduado em Engenharia de Produção pela UFRJ, mestre em Planejamento Energético pela Coppe/UFRJ, com MBA em Marketing na Coppead/UFRJ, Mauricio Guedes foi o fundador do Parque Tecnológico da UFRJ, onde ocupou o cargo de diretor desde a criação até outubro de 2015. Também exerceu as funções de coordenador da Incubadora de Empresas da Coppe (1994 a 2014); presidente da IASP - International Association of Science Parks and Areas of Innovation (2010 a 2012); e presidente da Anprotec (1995 a 1999). Mauricio já trabalhou na Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no Instituto Nacional de Tecnologia e no CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente é membro do Conselho Empresarial de Tecnologia da Firjan, do Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial do Rio de Janeiro e do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro. Também atua como consultor nas áreas de ambientes de inovação, empreendedorismo e gestão da inovação.

X
Sylvio Goulart Rosa Jr. é Ph.D. em Física e professor titular da USP – São Carlos. Ele atua na área de empreendedorismo, inovação tecnológica e transferência de tecnologia e é diretor-presidente do ParqTec e conselheiro do Sebrae/SP. Já foi também presidente do Sebrae/SP, presidente da Anprotec e assessor acadêmico da Secretaria de Ciência e Tecnologia de São Paulo.

16:00 - 17:00 Auditório principal

Sessão de encerramento

A solenidade marca o fim das atividades da Conferência Anprotec, em que os participantes fazem um balanço geral da programação e apresentam perspectivas para os próximos eventos. É também o momento de apresentação oficial da sede que vai receber a 28ª  Conferência Anprotec, que será realizada em Goiânia (GO), em 2018.

20:00 Museu do Amanhã

Jantar de encerramento