PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

24/10 > TERÇA-FEIRA

10:00 - 11:15 Auditório principal

Sessão Plenária 01 - Inovação e empreendedorismo transformando cidades

A plenária aborda o tema central da Conferência, que tem por objetivo discutir a renovação urbana, econômica e social, impulsionada pelo empreendedorismo. Será ilustrada pela experiência concreta de Boaz Golany, vice-presidente de Relações Externas e Desenvolvimento do Instituto de Tecnologia de Israel (Technion) na transformação de três cidades: Haifa, em Israel, onde fica o campus principal do Technion; Nova York, onde participa do Jacobs Technion-Cornell Institute; e Guangdong, na China, onde foi estabelecido um novo campus do Technion.

Moderador: Mauricio Guedes, ex-presidente da Anprotec e assessor da diretoria do Parque Tecnológico da UFRJ

Palestrante: Boaz Golany, vice-presidente de Relações Externas e Desenvolvimento do Instituto de Tecnologia de Israel (Technion)

Debatedor:  Luis Sanz, diretor Geral da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP)

X
Boaz Golany é vice-presidente de Relações Externas e Desenvolvimento do Instituto de Tecnologia Technion, de Israel, do qual já foi reitor, no período de 2006 a 2011, e atualmente ocupa a cadeira Samuel Gorney de Engenharia da Faculdade de Engenharia Industrial e Administração. Ele também é pesquisador sênior do Instituto IC2 da Universidade do Texas, em Austin, e já atuou como consultor em empresas e organizações de diversas áreas como energia, bancária, serviços municipais, defesa e segurança nacional.

X
Graduado em Engenharia de Produção pela UFRJ, mestre em Planejamento Energético pela Coppe/UFRJ, com MBA em Marketing na Coppead/UFRJ, Mauricio Guedes foi o fundador do Parque Tecnológico da UFRJ, onde ocupou o cargo de diretor desde a criação até outubro de 2015. Também exerceu as funções de coordenador da Incubadora de Empresas da Coppe (1994 a 2014); presidente da IASP - International Association of Science Parks and Areas of Innovation (2010 a 2012); e presidente da Anprotec (1995 a 1999). Mauricio já trabalhou na Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no Instituto Nacional de Tecnologia e no CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente é membro do Conselho Empresarial de Tecnologia da Firjan, do Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial do Rio de Janeiro e do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro. Também atua como consultor nas áreas de ambientes de inovação, empreendedorismo e gestão da inovação.

X
Luis Sanz é diretor geral da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP) e membro do seu Conselho Deliberativo. Coordenador da World Alliance for Innovation (Wainova), é presidente e fundador da Perfil Trh. S.L., e presidente do Conselho da LU2 Ventures Ltd. Sanz já publicou e apresentou vários artigos e trabalhos sobre parques científicos e tecnológicos, inovação, economia do conhecimento e sociologia da globalização. É consultor de edição e assessor de revistas de economia, além de ser assessor especial de parques científicos e tecnológicos em vários países. Anteriormente, foi codiretor do Parque Científico de Valência, o qual fundou em 1987, e ocupou cargos de confiança, como a vice-presidência da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha e a presidência da Divisão Europeia da IASP.

11:25 - 11:45 Área de exposição

Coffee break

11:45 - 13:00 Auditório principal

Sessão Plenária 02 - A evolução dos ecossistemas de inovação

Esta plenária abordará a evolução dos ambientes de inovação, como parques tecnológicos, distritos de inovação e cidades inteligentes transbordam dos espaços físicos do ambiente de inovação e empreendedorismo para as cidades, criando novos ambientes para viver e trabalhar com alta qualidade de vida. No decorrer da plenária, serão apresentados alguns “cases” internacionais com reflexão sobre a situação no Brasil, os desafios e oportunidades.

Moderador: José Alberto Sampaio Aranha, Vice-Presidente da Anprotec
Palestrante:
Josep Piqué, presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (Iasp), Espanha

Debatedor:
Otávio Leite, deputado federal

X
Josep Piqué é engenheiro de telecomunicações graduado pela La Salle e pela UPC, com MBA pela Esade e formação pela Massachusetts Institute of Technology (MIT), pela University of Califórnia-Berkeley e pela Universitat Ramon Llull. É presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT), vice-presidente da Rede Espanhola de Parques Científicos e Tecnológicos (APTE) e presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP). O foco central de sua atividade é a promoção da economia baseada no conhecimento e na sociedade, a fim de consolidar o 22@Barcelona como uma referência global de cidades de conhecimento em cidades inteligentes.

X
Otávio Leite é deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Professor universitário, especialista em Políticas Públicas pela UFRJ, estudou no Colégio Andrews de onde saiu para formar-se bacharel em Direito pela UERJ. Ainda na UERJ, presidiu o histórico Diretório Acadêmico Luiz Carpenter. Antes de iniciar sua carreira parlamentar, participou ativamente da administração pública nas duas gestões do então prefeito Marcello Alencar, quando exerceu os cargos de coordenador das administrações regionais e de secretário municipal de Governo.

13:15 - 14:30

Almoço

14:30 - 15:50 Salas 01, 02, 03 e 04

Sessões Técnicas Paralelas

Apresentação dos artigos aprovados na Chamada de Trabalhos da Conferência, com foco no resultado de estudos e pesquisas que tenham relação com o tema do evento, além do relato de boas práticas e memórias do movimento.

Sessão Técnica Paralela 01 (Sala 01): Ambientes de inovação e a transformação das cidades

Confira aqui a lista de trabalhos.
Sessão Técnica Paralela 02 (Sala 02): Investimento em empresas e ambientes de inovação

Confira aqui a lista dos trabalhos.
Sessão Técnica Paralela 03 (Sala 03): Marcos legais e a promoção da inovação

Confira aqui a lista dos trabalhos.
Fórum Interativo Apresentação de Boas Práticas (Sala 04)

Confira aqui a lista dos trabalhos.

14:30 - 17:00 Sala 05

1º Encontro Brasileiro dos Ambientes de Aceleração

O Encontro Nacional dos Ambientes de Aceleração acontecerá paralelamente à Conferência Anprotec 2017, reunindo representantes e convidados de aceleradoras. Com inscrições gratuitas e vagas limitadas para até 20 inscritos, o encontro será dividido em painéis com palestrantes ligados a algumas das principais aceleradoras nacionais. A participação nesse evento não permitirá acesso às demais atividades da Conferência.

Custo: gratuito

14h30 às 14h40 – Abertura – Alexandre Jacobs (Anprotec)

14h40 às 15h15 – Painel 1: O futuro dos ambientes de Aceleração no Brasil
Mediador: José Alberto Aranha  (Anprotec)

Palestrantes: Renato Valente (Aceleradora Wayra / Telefônica) , Otavio Leite (Parlamentar) , Pedro Waengertner (Aceleradora Ace), Italo Flammia (Aceleradora Oxigênio /  Porto Seguro)

15h15 às 15h50 – Painel 2 – Internacional : Best practises in metrics and impact indicators
Mediadora: Rosana Jamal (Aceleradora Baita)

Palestrantes: David Fonseca  (Velocity –  San Antonio/TX/ USA), Robert Janssen –  (Aceleradora Outsource Brazil – Rio de Janeiro e São Francisco/USA), Marcelo Lebendiker (Tec. Park Incubator  Costa Rica),  Jorge Varela (InBIA and  Texas Angel Networks TX/USA )

15h50 às 16h25 – Painel 3: O case de Florianópolis
Mediador: Otavio Picasky (Aceleradora Darwin)

Palestrantes: Jose Eduardo Fiates (Fundação CERTI), Tony Chierhigini ( CELTA),  Gabriel Santos (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia – ACATE ), Marcos Muller (CVentures – Venture Capital)

16h25 às 17h00 – Painel de Encerramento: Os novos ambientes de aceleração – Mediador: Sandro Cortesia (Aceleradora Ventiur)

Palestrante: Vitor Andrade (Aceleradora da Oracle)

15:50 - 16:10 Área de exposição

Coffee break

16:10 - 17:10 Salas 01, 02, 03 e 04

Sessões Técnicas Paralelas - continuação

Apresentação dos artigos aprovados na Chamada de Trabalhos da Conferência, com foco no resultado de estudos e pesquisas que tenham relação com o tema do evento, além do relato de boas práticas e memórias do movimento.

Continuação – Sessão Técnica Paralela 01 (Sala 01): Ambientes de inovação e a transformação das cidades

Confira aqui a lista de trabalhos.
Continuação – Sessão Técnica Paralela 02 (Sala 02): Investimento em empresas e ambientes de inovação

Confira aqui a lista dos trabalhos.
Continuação – Sessão Técnica Paralela 03 (Sala 03): Marcos legais e a promoção da inovação

Confira aqui a lista dos trabalhos.
Continuação – Fórum Interativo Apresentação de Boas Práticas (Sala 04)

Confira aqui a lista dos trabalhos.

17:10 - 17:30 Salas 01, 02, 03 e 04

Sessão Memórias do Movimento

Em virtude da celebração dos 30 anos da Anprotec, nesta Sessão serão apresentados registros históricos de nossos associados. Confira aqui a lista de trabalhos.

20:00 Rio Scenarium

Festa no Rio Scenarium

Os participantes da Conferência têm direito a uma promoção no Rio Scenarium. A casa, localizada no bairro da Lapa, vai oferecer um ingresso a R$ 20 com direito a uma caipirinha.
* Essa é uma atividade paralela que não faz parte da programação oficial da Conferência.