PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

23/10 > SEGUNDA-FEIRA

07:30

Credenciamento

O credenciamento terá início na segunda-feira a partir das 7h30.

10:00 - 13:00 Sala 01

Minicurso 01 - Sustentabilidade, inovação e liderança empresarial

O curso abordará temas como: ambiente em mudança e o desafio das mudanças estruturais, barreiras à inovação, sustentabilidade como base para a inovação,  triple bottom line, modelos de negócios sustentáveis  e  liderança empresarial a partir da sustentabilidade.

Palestrante: Celso Lemme, professor do Instituto Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro

X
Celso Funcia Lemme é doutor em Administração, com concentração em Finanças, e mestre em Engenharia de Produção, com concentração em Avaliação de Projetos e Métodos Quantitativos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desde 1999, é professor do Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ, onde leciona disciplinas de finanças e de sustentabilidade corporativa. Tem projetos de pesquisa nas áreas de sustentabilidade corporativa, finanças sustentáveis e avaliação de empresas. De 1983 a 1999, foi professor de Finanças dos programas de especialização e pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas. Na iniciativa privada, foi gerente geral de Planejamento e Análise Financeira da Aracruz Celulose (atualmente Fibria S.A.) e trabalhou na Companhia Souza Cruz, em análise de projetos de investimento e planejamento de suprimentos.

10:00 - 13:00 Sala 02

Minicurso 02 - Do real estate ao place branding

Nesse breve curso, serão discutidos os conceitos de place branding  (construção de marcas-lugar) e como essa abordagem é capaz de alavancar vocações e potencializar a identidade dos lugares, criando diferenciais competitivos alinhados e vetores de crescimento econômico e resiliência. A dinâmica do mini curso envolverá apresentação de conceitos, discussões e trabalhos colaborativos.

Palestrante: Caio Esteves, fundador da Places for Us, Brasil

X
Caio Esteves é fundador da Places for Us, primeira consultoria especializada em place branding do Brasil, e autor de "Place Branding", primeiro livro brasileiro sobre o tema. Ele também é membro do conselho consultivo do City Nation Place, congresso internacional de place branding; do Institute of Place Management de Manchester-UK; e da IPBA- International Place Branding Associaton.

Na área acadêmica, ele exerce as funções de coordenador da pós-graduação Branding Experience e do Istituto Europeo di Design (IED) Branding Lab do IED-SP; coordenador do MBA Place Branding das Faculdades Integradas Rio Branco; e professor de Branding do IED-SP, Rio Branco-SP, Alfa- GO e SENAC SP.

10:00 - 13:00 Sala B2

Workshop Anprotec - Governança de Parques Tecnológicos

Coordenação do Workshop: Jorge Luis Nicolas Audy, presidente da Anprotec

O Workshop Anprotec tem tratado, nos últimos anos,  de temas relevantes e atuais. Neste ano, abordaremos o tema “Governança de Parques Tecnológicos”, assunto que está cada vez mais presente na agenda dos gestores de ecossistemas de inovação no Brasil. O workshop contará com a palestra magna de Luis Sanz, diretor geral da IASP e renomado especialista em governança de parques tecnológicos. Em seguida haverá um painel onde serão discutidos aspectos relevantes, desafios e tendências dos modelos de governança de parques tecnológicos no Brasil, com palestras que abordam cases e a visão de ecossistemas de inovação sob a perspectiva do governo e de universidades públicas e privadas.

10h00 – Abertura
10h15 – 11h30 – Palestra Magna – Governança de Parques TecnológicosLuis Sanz, diretor geral da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP).

11h30 – 12h30 – Painel 01 – Modelos de Governança:
Coordenador: Luís Afonso Bermúdez, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/DF e ex-presidente da Anprotec

Francisco Saboya, Porto Digital
Eduardo Giugliani, Tecnopuc
Carolina Leite Amaral Fontoura, UFRJ

12h30 – 13h00 – Consolidação e fechamento
13h00 – 14h30 – Almoço

X
Luis Sanz é diretor geral da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP) e membro do seu Conselho Deliberativo. Coordenador da World Alliance for Innovation (Wainova), é presidente e fundador da Perfil Trh. S.L., e presidente do Conselho da LU2 Ventures Ltd. Sanz já publicou e apresentou vários artigos e trabalhos sobre parques científicos e tecnológicos, inovação, economia do conhecimento e sociologia da globalização. É consultor de edição e assessor de revistas de economia, além de ser assessor especial de parques científicos e tecnológicos em vários países. Anteriormente, foi codiretor do Parque Científico de Valência, o qual fundou em 1987, e ocupou cargos de confiança, como a vice-presidência da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha e a presidência da Divisão Europeia da IASP.

X
Carolina Leite Amaral Fontoura é assessora jurídica do Parque Tecnológico da UFRJ há três anos na área de Direito Administrativo, Cível e Empresarial. Atua na interface com as empresas instaladas, com foco em consultoria, elaboração de contratos, pareceres e editais de licitação, bem como análise jurídica de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. É graduada em Direito pela Universidade Cândido Mendes (2011), possui especialização em contratos pela Universidade Cândido Mendes (2013), e é mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Anteriormente trabalhou nas áreas de direito administrativo, regulatório, ambiental, licitações e contratos no BNDES, SEBRAE, e Firmo Sabino e Lessa Advogados.

X
Luís Afonso Bermúdez é graduado em Engenharia Eletrônica pela PUC-RS, possui mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC-RJ e doutorado em Comunicações Óticas e Microondas pela Université de Limoges, França.
Bermúdez é professor do departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB) desde 1980 e professor titular do mesmo departamento desde 2000. Foi responsável pela implantação e gestão do programa de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica do CDT/UNB e da Política de Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da UnB desde 1990. Ele também foi presidente da Divisão Latinoamericana da International Association of Science Parks; diretor administrativo/financeiro, vice-presidente e presidente da Anprotec.
Bermúdez ainda atuou como professor-conferencista na École Nationale Superieure de Ceramique Industrielle em Limoges, França; foi diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília e chefe de departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília. Representa a UnB no Conselho Deliberativo do Sebrae no DF desde 1991 e atualmente é seu presidente.

X
Francisco Saboya é graduado em Ciências Econômicas e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde agosto de 2007, ocupa o cargo de diretor-presidente do Porto Digital, parque tecnológico sediado no Recife-PE e especializado em desenvolvimento de software e economia criativa. É conselheiro do CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e do Softex Recife. Exerce regularmente a atividade docente na Faculdade de Ciências da Administração da Universidade Estadual de Pernambuco, FCAP-UPE, onde leciona as disciplinas de Macroeconomia e Gestão de Sistemas e Tecnologias da Informação. Foi secretário de Desenvolvimento do Município do Cabo de Santo Agostinho (1998-1999) e diretor comercial da Empresa Pernambucana de Turismo (1995-1996). Como consultor de empresas, atua nas áreas de planejamento estratégico, gestão da inovação e engenharia de processos produtivos nos mercados público e privado. Em novembro de 2015, foi eleito presidente da Divisão Latino Americana da IASP (International Association of Science Parks anda Areas of Innovation).

X
Presidente da Anprotec, doutor e mestre em Sistemas de Informação pela UFRGS, e especialista em Gestão de Artes e Tecnologia Multimídia pela IBM e PUC-Rio. É Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e membro de diversas associações científicas (SBPC, SBC, IEEE, ACM) e de diversos conselhos de gestão na área de C,T&I, como o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE, o Conselho Deliberativo da EMBRAPII e o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do RS. Tem como áreas de interesse e pesquisa a Engenharia de Software, Desenvolvimento Distribuído de Software e Gerência de Projetos. Foi presidente da Divisão Latino Americana da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation) de 2013 a 2015, e vice-presidente da Anprotec de 2012 a 2015.

X
Eduardo Giugliani é professor titular da Faculdade de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e coordenador de Projetos Estratégicos e Negociação no TECNOPUC - Parque Científico e Tecnológico da PUCRS. É também doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com o tema “Modelo de Governança para Parques Tecnológicos”. Tem experiência empresarial na área de Engenharia Civil, com foco em Consultoria e Projetos Estruturais. Atua em projetos de desenvolvimento científico e tecnológico com foco em sistemas e ambientes de inovação, gestão do conhecimento, governança, inovação e interdisciplinaridade. Giugliani é autor do livro Modelo de Governança para Parques Científicos e Tecnológicos, editado pela Anprotec e Sebrae.

13:00 - 14:30

Almoço

14:30 - 18:30 Sala B3

Fórum Sebrae de Inovação - Simbiose entre pequenas e grandes empresas. Protagonismo dos ambientes de inovação na agenda de corporate venture

14h30 – Abertura:
Heloísa Menezes, diretora técnica do Sebrae Nacional
Jorge Audy, presidente da Anprotec

14h45 – Speed Talk – Contexto do Fórum Sebrae de Inovação na temática de corporate venture
Convidado: Célio Cabral – gerente nacional de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade do Sebrae;

15h00 – Palestra – Status de Corporate Venture no Brasil – Como as grandes empresas estão se relacionando com o ecossistema empreendedor
Palestrante: Carolina Stocche, EloGroup;

15h40 – Painel – Papel e desafios dos ambientes de inovação na agenda de corporate venture
Moderador: Armando Clemente, diretor de Produtos e Atendimentos – Sebrae/RJ;
Convidados: Renato Valente – Open Future Country Manager da Telefônica / Wayra;
Gabriel Sant’Ana Palma Santos, diretor executivo da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia – Acate;
Filipe Cassapo, gerente do Centro Internacional de Inovação Senai/PR; Davidson Boccardo – Diretor da Clavis Segurança da Inovação

16h30 – Desafio Tecnológico Gestão de Bairros
Empresa âncora: MRV Engenharia
A partir da demanda da empresa âncora – soluções que contribuam para dinamização e uso racional de espaços urbanos – pequenos negócios inovadores de todo país participaram do desafio, apresentando soluções, já desenvolvidas, endereçadas a questões como mobilidade, segurança, comunicação e sustentabilidade.

*Em seguida haverá as considerações finais.

19:00 - 20:00 Auditório principal

Painel solene

Corresponde à abertura oficial do evento e marca o início da segunda parte da programação da Conferência, focada em sessões plenárias e técnicas. Cerimônia formal, com a presença de autoridades e representantes do sistema de inovação local e nacional. Ao final do painel, haverá um coquetel para a integração dos participantes.