PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Os três dias da Conferência Anprotec 2018 trarão ao participante
sessões plenárias, workshops, fóruns, minicursos, visitas técnicas, além dos painéis e dos trabalhos
que serão apresentados em sessões técnicas paralelas, a partir do tema central Agro: Negócio, Tecnologia e Inovação.

19/09  QUARTA-FEIRA

09:30 - 10:30 Teatro Vermelho

Sessão Plenária 03: Aprendendo com Cases de Sucesso Agritech

A plenária mostrará exemplos do que está sendo feito na área de tecnologia e inovação para o agronegócio, com exemplos de diferentes atores do ecossistema de inovação.

Palestrantes:
Diego Silva Siqueira, Incubadora de Empresas InovaJab.
Francisco Jardim, SP Ventures.

X
Graduado em Engenharia Agronômica pela UNESP Câmpus de Jaboticabal e pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal) pela UNESP Câmpus de Jaboticabal. Atualmente é Docente Colaborador no Programa de Pós-graduação em Agronomia (Ciência do Solo) e gestor de novos modelos de negócio na Inovajab, Incubadora de empresas de base tecnológica na UNESP Câmpus de Jaboticabal. Atua na área de Ciência do Solo e trabalha principalmente nos seguintes temas: pedometria, modelagem matemática aplicada a ciências agrárias e ambientais, geofísica aplicada a ciência do solo, agricultura de precisão, agricultura digital e indicadores biliométricos em ciências agrárias. Membro dos grupos de Pedometria e Mapeamento Digital de Solos - EMBRAPA e de Espectroscopia de Solos do Brasil da ESALQ/USP.

10:30 - 11:00

Coffee Break

11:00 - 12:15 Teatro Vermelho

Sessão Plenária 04: Economia circular: uma transiçāo de mãos dadas com a inovaçāo para a competitividade Sustentabilidade e Economia Circular

A plenária mostrará como novos negócios podem mudar a forma de consumo e a relação com as matérias-primas e resíduos produzidos pela sociedade, ressaltando como o empreendedorismo de impacto pode gerar riquezas e desenvolver um novo modelo de consumo.

Palestrante: Weber A. Neves do Amaral, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ).

X
Weber A. Neves do Amaral obteve seu Ph.D. e M.A. pela Universidade de Harvard, EUA. Possui título de Mestrado e graduação pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ – USP). Atualmente é membro do Conselho de diversas iniciativas associadas a empreendedorismo, aceleração de empresas e ecossistemas de inovação em SP, PE, MT, RS e EUA. É professor da ESALQ, USP, Piracicaba, desde 1997. Anteriormente foi professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de 1989 a 1996. Foi um dos fundadores e primeiro CEO do Polo Nacional de Biocombustíveis, uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária e ESALQ - USP (2005-2008). Foi Cientista Senior do International Plant Genetic Resources Institute, IPGRI (http://www.ipgri.cgiar.org/), baseado em Roma, Itália, coordenando o Projeto Global de Recursos Genéticos Florestais (2000-2005). Na iniciativa privada trabalhou como pesquisador e posteriormente gerente de pesquisa da Florin Florestamento Integrado (Grupo Simão, atualmente FIBRIA em Jacareí, São Paulo) por cinco anos (1986 a 1989). Tem atuado como consultor em diversos projetos (International Advisory Group of the Pilot Programme on Tropical Rain Forests - PPG7, Biotrade, Floram, etc) e organizações nacionais e internacionais (CEPAL, FAO, UNCTAD, FUNBIO, Banco Mundial, etc), ONGs e setor privado.

12:30 - 14:30

Almoço

14:30 - 15:45 Teatro Vermelho

Sessão Plenária 05: Ciência, tecnologia e inovação: missão do estado e da sociedade

A última plenária do evento trará um diálogo sobre como a academia, as universidades e a indústria podem atuar juntas para impulsionar o setor de Ciência, Tecnologia e Inovação do País.

Moderadora: Francilene Procópio Garcia, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Paraíba.

Palestrantes:
Luiz Davidovich, Presidente, Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Rafael Lucchesi, Diretor de Educação e Tecnologia, Confederação Nacional da Indústria (CNI).

X
Luiz Davidovich possui graduação em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968) e doutorado em física pela Universidade de Rochester (1975), nos Estados Unidos. A ênfase de suas pesquisas está nos campos da óptica quântica e informação quântica, com foco nos temas: emaranhamento quântico, descoerência, dispositivos para computação quântica, reconstrução de estados quânticos, teoria do laser, metrologia quântica. Entre seus prêmios recebidos, destacam-se a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2000) e o Prêmio TWAS de Física em 2001. Na Presidência da Academia Brasileira de Ciências, desde 2016, deu início ao Projeto Ciência para o Brasil, com a finalidade de elaborar propostas para o fortalecimento de setores estratégicos para o desenvolvimento do país, obra esta que foi construída por mais de 150 cientistas e ficou pronta em maio de 2018. Além de fazer parte da ABC, é membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês) e da Academia Nacional de Ciências (NAS, na sigla em inglês) dos EUA.
X
Rafael Lucchesi é economista, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Desde 2011 exerce o cargo de diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), acumulando, também, o cargo de diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e de diretor-superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI).
Anteriormente, foi diretor de Operações da CNI (2007–2010), secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia (2003 – 2006), quando foi presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI). Neste período foi membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CCT.

16:00 - 16:30

Sessão de Encerramento

A solenidade marca o fim das atividades da Conferência Anprotec 2018 e o momento de apresentação oficial da cidade sede da 29ª  Conferência Anprotec – Florianópolis.