PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Os três dias da Conferência Anprotec 2018 trarão ao participante
sessões plenárias, workshops, fóruns, minicursos, visitas técnicas, além dos painéis e dos trabalhos
que serão apresentados em sessões técnicas paralelas, a partir do tema central Agro: Negócio, Tecnologia e Inovação.

18/09  TERÇA-FEIRA

09:00 - 10:15 Teatro Vermelho

Sessão Plenária 1: Agro: Negócio, Tecnologia e Inovação

A primeira plenária tem foco no tema central da Conferência, mostrando como a tecnologia agrega valor à agricultura.

Palestrante: Cleber Oliveira Soares, Diretor Executivo de Inovação e Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Moderador: José Alberto Sampaio Aranha, Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

X
Cleber Oliveira Soares é Diretor-Executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro onde também desenvolveu seu mestrado em Parasitologia Veterinária e o doutorado em Ciências Veterinárias. Tem atuado nos últimos 14 anos em gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação para o agronegócio. É membro de diversos comitês, conselhos e fóruns nacionais e internacionais, como a Rede Global de Pesquisa e Inovação em Sanidade Animal (Star-Idaz) e o Fórum do Futuro. Cleber defende a ciência e inovação como eixos vitais para a sustentabilidade e protagonismo do Brasil como grande produtor mundial de alimentos, fibras e energia.

10:15 - 10:45

Coffee Break

10:45 - 12:00 Teatro Vermelho

Sessão Plenária 2: Desafios internacionais e novas oportunidades geradas pelo agronegócio brasileiro

Palestrante: Marcos Jank, presidente da Aliança Agro Ásia-Brasil

X
Marcos S. Jank é presidente da Aliança Agro Ásia-Brasil (Asia-Brazil Agro Alliance – ABAA), uma nova organização que reúne algumas entidades do agronegócio exportador brasileiro em parceria com a APEX Brasil e os Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores. Anteriormente Jank foi Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Desenvolvimento de Negócios da BRF para a região Ásia-Pacífico. De 2007 a 2012, foi presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Foi também fundador e presidente do Instituto de Estudos do Comércio e das Negociações Internacionais (ICONE), um dos principais think-tanks de análise do agronegócio brasileiro. Em 2001-2002, serviu como especialista em Integração e Comercio no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, DC. Durante quase 20 anos, Jank foi Professor Associado da Universidade de São Paulo, nas faculdades de Economia e Administração (FEA) e de Ciências Agrárias (ESALQ). Jank é engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, mestre em política agrícola em Montpellier-França, doutor em administração pela FEA-USP e Livre Docente pela ESALQ. É ainda membro do “Board of Trustees” do International Food Policy Research Institute (IFPRI) em Washington desde 2017.

12:00 - 14:00

Almoço

14:45 - 16:00

Sessões Técnicas Paralelas (salas 01, 02, 03, 04)

Apresentação dos artigos aprovados na Chamada de Trabalhos da Conferência, com foco no resultado de estudos e pesquisas que tenham relação com o tema do evento, além do relato de boas práticas.

Sessão Técnica Paralela 01 (Sala Lago dos Tigres)
NEGÓCIOS DISRUPTIVOS

Sessão Técnica Paralela 02 (Sala Rio Araguaia)
AMBIENTES FÉRTEIS

Sessão Técnica Paralela 03 (Sala Serra Dourada)
PRODUÇÃO SOLIDÁRIA:

Sessão Técnica Paralela 04 (Sala Águas Quentes)
PLANTANDO E COLHENDO

16:00 - 16:30

Coffee Break

16:30 - 17:30

Sessões Plenárias

Continuação SP 1
Continuação SP 2
Continuação SP 3
Continuação SP 4