PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Os três dias da Conferência Anprotec 2018 trarão ao participante
sessões plenárias, workshops, fóruns, minicursos, visitas técnicas, além dos painéis e dos trabalhos
que serão apresentados em sessões técnicas paralelas, a partir do tema central Agro: Negócio, Tecnologia e Inovação.

17/09  SEGUNDA-FEIRA

09:00 - 12:00

Minicursos

Minicurso 01: Os ambientes de inovação diante do novo marco regulatório: teoria e prática.
Instrutores:
Carolina Fontoura, Advogada, Parque Tecnológico da UFRJ
Julio Santiago, Advogado, Fundação Certi

Ementa: Principais aspectos legais da área de inovação, com foco no atual Marco Legal brasileiro; Limites e possibilidades do modelo jurídico público; Entidades gestoras de ambientes de inovação; As fundações de apoio enquanto entidades gestoras; O relacionamento dos ambientes de inovação com as empresas participantes, formas de contrapartidas, receitas e participações societárias; A possibilidade da administração pública participar de entidades gestoras privadas, de empresas e de fundos de investimento; Uso do espaço público e formas jurídicas de interação entre Parques Tecnológicos, ICTs e Empresas; Apresentação de casos concretos.


Minicurso 02: Desenvolvendo Negócios de Impacto Social : Modalagem de Negócios e Modelos de Receita

Coordenação: Instituto de Cidadania Empresarial (ICE)
Instrutores:
Fernanda Bombardi, Gerente Executiva, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE)
Samir Hamra, Analista, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE)
Andreas Ufer, Sense Lab

Ementa:
Apresentar tendências para o investimento de impacto e os negócios de impacto no Brasil;
Apresentar o Modelo C, ferramenta inovadora de modelagem de negócios de impacto;
Apresentar diferentes modelos de receita utilizados por negócios de impacto no Brasil e no exterior.


Minicurso 03: Gerando Negócios Inovadores na área de Saúde

Instrutores:
Alexandre Pino , Coordenador do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ.
Leopoldo Schipmann de Lima, Gerente de Inovação, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Ementa:
Apresentar o que é a engenharia biomédica, suas origens no mundo e no Brasil, o mercado brasileiro, perfil das empresas, demandas, tendências, o espaço para as startups e suas questões regulatórias. O curso apresentará ainda a experiência inovadora do Hospital Einstein.

X
X
Fernanda Bombardi tem MBA em Gestão de Negócios Socio-Ambientais pelo CEATS-USP, é psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em Desenvolvimento Local pela Organização Internacional do Trabalho. No ICE desde 2006, idealizou, implementou e coordenou o Projeto Pajiroba – focado em geração de renda e agricultura familiar na Amazônia – até 2009. Em 2010 assumiu a gerência executiva do Instituto, sendo co-responsável pela estratégia da organização na área de finanças sociais e negócios de impacto, gestão de equipe, orçamento, comunicação institucional e estratégias de governança. Fernanda é presidente do conselho da ANDE no Brasil. É também diretora voluntária do Projeto Casulo, ONG que atua nas comunidades do Real Parque e Jardim Panorama, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento do jovem como agente de transformação da própria realidade. Desde de 2018 Fernanda é fellow do programa MIT D-Lab Innovation Ecosystem Builders
X
Samir Hamra trabalha no ICE – Instituto de Cidadania Empresarial desde 2016, onde apoia incubadoras e aceleradoras de negócios que estão se preparando para apoiar negócios de impacto e compõe a equipe que conduz a Chamada ICE-BID. Antes disso atuou como consultor independente em projetos de fortalecimento dos ecossistemas de empreendedorismo social e cívico, no Brasil e na Colômbia. Antes de ingressar no campo de negócios de impacto, trabalhou por cinco anos com promoção de exportações e investimento estrangeiro, tendo atuado na FIESP e no Consulado Britânico. Possui MPA em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Columbia e é formado em Relações Internacionais pela USP
X
Andreas é sócio-fundador do Sense-Lab, organização que atua com estratégia e inovação com foco em desenvolver organizações, sistemas sociais e lideranças. Antes de fundar o Sense-Lab, atuou por 9 anos em diferentes empresas. Trabalhou em consultoria de sustentabilidade, em supply chain, planejamento estratégico e gestão de projetos na holding do Grupo Votorantim e atuou por 7 anos como sócio-diretor em uma empresa de engenharia, fabricante de bens de capital. Possui experiências profissionais acadêmicas na Alemanha, EUA e China. Foi professor convidado das aulas de Empreendedorismo Social do Certificate in Business Administration no Insper por 3 anos. Atualmente atua como professor local do curso Social Entrepreneurship: Innovation, Technology, Design and Social Change da World Learning, no qual alunos de universidades de ponta americanas, estudam o assunto em 4 países: EUA, Uganda, Índia e Brasil, além de dar aulas no Amani Institute e no IPOG - Instituto de Pós-Graduação e Graduação em Goiás.Andreas é formado em engenharia pela Poli-USP e pela Universidade de Aachen na Alemanha, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV e pós-graduação executiva em Estratégias de Impacto Social pela Universidade da Pensilvânia.
X
Economista graduado pela Universidade de Brasília com mestrado em Ciências Econômicas pela mesma instituição e MBA em Economia e Finanças pela FGV-SP.
Leopoldo possui mais de 13 anos de experiência em finanças corporativas tendo participado da constituição e gestão de fundos de private equity e venture capital. Antes de se juntar ao time de inovação do Hospital Albert Einstein, atuou como gestor do Fundo Cventures Primus.

09:00 - 12:00 Salas: Águas quentes e Lago das Brisas

Workshop Anprotec

Coordenação: Jorge Audy, Ex-presidente e Conselheiro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Pró-Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

9h – Abertura

9h20Painel 1 – Papel dos ambientes de inovação no desenvolvimento regional/nacional – Apresentação dos casos Israel e Coreia do Sul

Convidado : Guilherme Ary Plonski, Ex- Presidente da Anprotec, Professor Titular da Universidade de São Paulo.

10h – Debates

10h20 – Painel 2 – Políticas públicas para desenvolvimento de ecossistemas de inovação

Convidados:
Jean Vogel, SC
Claudio Marinho, PE

11h20 – Dinâmica: construção coletiva de proposições de políticas públicas para estímulo à geração de ecossistemas de inovação

12h20 – Fechamento

X
Foi Presidente da Anprotec é doutor e mestre em Sistemas de Informação pela UFRGS, e especialista em Gestão de Artes e Tecnologia Multimídia pela IBM e PUC-Rio. É Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e membro de diversas associações científicas (SBPC, SBC, IEEE, ACM) e de diversos conselhos de gestão na área de C,T&I, como o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE, o Conselho Deliberativo da EMBRAPII e o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do RS. Tem como áreas de interesse e pesquisa a Engenharia de Software, Desenvolvimento Distribuído de Software e Gerência de Projetos. Foi presidente da Divisão Latino Americana da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation) de 2013 a 2015, e vice-presidente da Anprotec de 2012 a 2015.
X
Mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São
Paulo (USP) e pós-doutorado no Center for Science and Technology
Policy, do Rensselaer Polytechnic Institute (RPI) nos Estados Unidos,
onde foi Fulbright Visiting Research Scholar. Professor titular da
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e professor
associado da Escola Politécnica, ambas da USP. No âmbito da Tríplice
Aliança para a Inovação Tecnológica, além de vice-presidente da
Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos
Inovadores (ANPROTEC) é, também, diretor da Associação Nacional de
Pesquisa, Desenvolvimento & Engenharia das Empresas Inovadoras (ANPEI) e
Coordenador do Comitê Consultivo da Associação Nacional das Instituições de Pesquisa
Tecnológica (ABIPTI). Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão
Tecnológica da USP. Integra os colegiados superiores de diversas entidades, entre elas o
Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq), o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos
Estratégicos (CGEE) e o Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade (CONTEC)
da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Foi um dos criadores do
Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (CIETEC) e diretor-superintendente do
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) no período de 2001 a
2006.

10:30 - 11:00

Coffee break

14:00 - 18:00 Parque das Emas e Serra dos Pirineus (06 e 07)

Fórum Sebrae de Inovação

Coordenador: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae 

Inovação no AGRO
Campo fértil para as Agritecs

O Fórum Sebrae de Inovação terá o conceito de smart farm, no qual serão abordadas tecnologias disruptivas que posicionam o campo como um complexo de inovação e de geração de negócios. O Fórum desse ano apresenta uma novidade: startups apresentarão suas tecnologias para o público, em um ambiente bucólico e interativo.

16:00 - 16:30

Coffee break

18:00 - 19:00 Teatro Vermelho

Painel Solene

Abertura oficial do evento, com a presença de autoridades e representantes do sistema de inovação local e nacional, marcando o início da programação da Conferência, focada em sessões plenárias e técnicas. Ao final do painel haverá um coquetel para a integração dos participantes.