O EVENTO

Com o tema Agro: Negócio, Tecnologia e Inovação,
a Conferência Anprotec 2018 acontece entre os dias 17 e 20 de setembro
no Centro de Convenções Goiânia, localizado na capital do Estado de Goiás.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a população mundial chegará a 9,3 bilhões de habitantes até 2050 e, para alimentar todo esse contingente, será preciso aumentar a produção de alimentos em 70%. O desafio global, portanto, é produzir mais sem perder de vista a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente, cada vez mais demandados pela sociedade.

Com reconhecida vocação para o setor do agronegócio, o Brasil tem características que lhe conferem vantagens competitivas com relação a outras economias. Uma delas é a tradição em pesquisa agropecuária. Estudos liderados pela Embrapa a partir da década de 1970, por exemplo, posicionaram o país entre os líderes globais em tecnologias para a agricultura tropical.

O agrotech, como grande responsável pelo atual crescimento da economia do país, reunindo em seu conjunto tecnologias nascentes, vinculadas ao georreferenciamento, logística distribuía e Internet das Coisas e suas vantagens no monitoramento remoto e simulações avançadas, tem assumido papel importante na competitividade do agronegócio brasileiro; e representa oportunidades para startups e empreendedores no mundo todo.

Diante deste cenário, evidencia-se a oportunidade de ter a 28ª Conferência Anprotec como palco para a apresentação do potencial inovador que se encontra nas incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa e startups brasileiras, mostrando que, além de grande produtor e exportador de commodities, o Brasil tem um sólido ecossistema que lhe permite estar na vanguarda tecnológica do agronegócio e ser referência para o restante do mundo.

Realizadores

Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne mais de 350 associados, entre incubadoras de empresas, aceleradoras, parques tecnológicos, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e a inovação. Líder do movimento no Brasil, atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma agência de fomento e assistência técnica aos pequenos negócios, que correspondem a 99% das empresas brasileiras, ou 9,1 milhões de micro e pequenos empreendimentos, sendo que mais de 4,2 milhões destes são Microempreendedores Individuais (MEI). O Sebrae também atende a mais de 153 mil agricultores familiares. A instituição conta com cerca de 700 postos de atendimento distribuídos pelo país, um Call Center e um portal.

Comitê Estratégico

Mauricio Guedes Pereira (Anprotec)

Sheila Oliveira Pires (Anprotec)

Guilherme Ary Plonski (Anprotec)

Josealdo Tonholo (Anprotec)

Célio Cabral (Sebrae Nacional)

Danilo Ferreira Gomes (SED/GO)

Bruno Alencar (UEG/GO)

Marcelo Camargo (Finep)

Silvia Massruhá (Embrapa)

Organização Local

Criada pela Lei Nº 18.687, de 03 de dezembro de 2014, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento surgiu para reorganizar a administração direta e autarquias do Poder Executivo Estadual, reunindo quatro importantes secretarias em uma só, com o propósito de aprimorar as atividades econômicas em todo o território de Goiás: Desenvolvimento Regional; Indústria, Comércio e Serviços; Comércio Exterior; Agricultura, Pecuária e Irrigação; e Ciência e Tecnologia.

Comissão Organizadora Local

Danilo Ferreira Gomes (Secretaria de Desenvolvimento – SED/GO)

Soraia Paranhos Netto (Secretaria de Desenvolvimento – SED/GO)

Juscelino Afonso de Sá (Secretaria de Desenvolvimento – SED/GO)

Kellen Cristina Martins Telles (Secretaria de Desenvolvimento – SED/GO)

Glady Duarte Correia (Secretaria de Desenvolvimento – SED/GO)

Alexandre Feliciano Resende da Silva (Goiânia Convention & Visitours Bureau – GCVB)

Athos Vinicius Valadares (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/GO)

Carmen Neiva(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/GO)

Aline Figlioli (Universidade Estadual de Goiás – UEG)

Bruno Alencar (Universidade Estadual de Goiás – UEG)

Edirce Peres (Universidade Estadual de Goiás – UEG)

Carbio Almeida Walqued (PUC Goiás)

Ana Paula Duarte (Rede Goiana de Inovação – RGI)

Cíntia Araújo Amorim (Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis – FUNTEC)

Pedro Luiz da Costa (Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis – FUNTEC)

Marcos Alberto Bernardo de Campos (Instituto de Inovação Parque Tecnológico – GYNTEC)

Conferências anteriores